top of page

Tempo em alta atinge o RS causam impacto neste domingo

  • Foto do escritor: Easy Rio do Sul Fm Radio
    Easy Rio do Sul Fm Radio
  • 30 de jun.
  • 2 min de leitura

As chuvas intensas que voltaram a atingir o Rio Grande do Sul neste domingo (29) causaram mortes, inundações e obrigaram milhares de pessoas a deixarem suas casas. A Defesa Civil emitiu alertas para diversas regiões do estado, onde rios voltaram a subir com força.

ree

Cinco pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas no RS, com registros em Candelária, Caxias do Sul e Nova Petrópolis. Além disso, cerca de 9 mil moradores tiveram que deixar suas residências devido à elevação dos rios e do risco de novos alagamentos.


O número de municípios afetados chegou a 155. Em Eldorado do Sul, a Defesa Civil orientou que os mais de 5 mil desalojados e 345 desabrigados não retornem às suas casas nos próximos dias, devido à previsão de novas cheias nos rios Taquari e Jacuí.


O Rio Caí ultrapassou a cota de inundação em São Sebastião do Caí, atingindo 10,70 metros. A prefeitura acionou o plano de contingência e abriu abrigos. O alerta vermelho da Defesa Civil para a região segue válido até segunda-feira (30).

ree

No Vale do Taquari, o rio que dá nome à região pode ultrapassar 16 metros ainda neste domingo, segundo o Serviço Geológico do Brasil. A situação também preocupa nas áreas próximas ao Rio Jacuí, que voltou a subir e já está acima da cota de inundação na Região Carbonífera.


A Defesa Civil mantém alertas vermelhos em vigor para os rios Uruguai, Taquari e Caí. Em Gaurama, por onde passa rios da bacia do Alto Uruguai, três carros caíram na água ao tentarem atravessar uma ponte durante a madrugada.

ree

A orientação geral das autoridades é para que a população evite áreas de risco, não retorne às residências afetadas sem liberação e acompanhe os boletins oficiais. O monitoramento dos rios segue constante, com novos avisos sendo emitidos conforme a evolução do cenário.

Para emergências, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

fonte- ND mais


Comentários


bottom of page