A migração das facções para crimes no ambiente digital
- Easy Rio do Sul Fm Radio
- 2 de jul.
- 2 min de leitura
As facções criminosas em Santa Catarina estão expandindo sua atuação para o ambiente digital. Se antes o foco estava no tráfico de drogas e em crimes violentos, agora os golpes eletrônicos ganham protagonismo.

O caso mais recente é o da Operação Override, que apura um esquema de manipulação de preços no Mercado Livre com prejuízo superior a R$ 1 milhão para a plataforma.
Segundo as investigações, integrantes de uma organização criminosa fraudavam contas de vendedores, reduziam os preços dos produtos em até 90% e os compravam com perfis falsos, revendendo em seguida com lucro. Sete pessoas são investigadas, e parte dos envolvidos tem ligação com o PGC (Primeiro Grupo Catarinense), uma das principais facções do Estado.
14
Gaeco e Polícia Civil deflagram operação contra fraude em plataforma digital de vendas - Divulgação/MPSC/ND
24
Operação investiga invasão hacker a gigante do e-commerce com prejuízo milionário em Joinville - Divulgação/MPSC/ND
34
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Joinville na manhã desta terça (17). - Divulgação/MPSC/ND
44
Investigação aponta que grupo invadia contas e manipulava valores em plataforma de e-commerce - Divulgação/MPSC/ND

Para entender esse novo cenário, em entrevista o promotor Eliatar Silva Júnior, coordenador estadual do CyberGaeco, grupo especializado no combate a crimes cibernéticos. Ele explica como as facções estão estruturando a atuação digital, os golpes mais comuns e quais são os desafios que surgem para as forças de segurança diante dessa migração.
Esse fenômeno da migração dos crimes que anteriormente ocorriam somente no espaço físico, como furto, roubo e o estelionato, para o ambiente digital também tem despertado o interesse das facções, muitas vezes relacionadas a crimes violentos e ao tráfico de drogas. Isso ocorre porque os crimes cometidos pela internet, além de possibilitarem altos ganhos decorrentes dos prejuízos causados às suas vítimas, também trazem uma falsa sensação de impunidade para quem os comete. Certamente, isso, aliado a outros fatores tem contribuído para esse fenômeno de migração que vivenciamos atualmente.





Comentários